Pela primeira vez, em 1982, promove-se um acontecimento marcante para a vida de toda a região e especialmente para a cidade de Faro, a 1ª Concentração de Motos de Faro, que fez deslocar ao terreno perto do Aeroporto de Faro, cerca de duzentos motociclistas, sendo somente quatro portugueses, à excepção dos elementos da organização. Desde essa data nunca foi interrompida a organização da concentração, havendo sempre a registar um aumento significativo de presenças, e maior diversidade de países representados. Todo o esforço desenvolvido em cada ano tem sido recompensado com a participação maciça de motociclistas e com o reconhecimento unânime da qualidade da organização, pela imprensa Nacional e Estrangeira. A importância do Moto Clube de Faro e da sua Concentração traduzem-se na passagem a "Concentração Internacional de Motos" em 1991, a única em Portugal a ser incluída no Calendário Internacional de Concentrações da Federação Internacional de Motociclismo (FIM)
Verifica-se actualmente uma evolução no número de inscritos, tendo-se registado cerca de 11.000 participantes em 1995, e 29.000 em 2002. No entanto, para se atingir estes níveis de qualidade, são necessários muitos esforços, normalmente pouco visíveis aos olhos dos menos atentos ao fenómeno.
Visto ser um local onde não existem quaisquer infra-estruturas, a organização tem que implementar e manter as estruturas básicas antes e durante os dias da concentração, com o mais alto grau de profissionalismo,todas as imensas e indispensáveis estruturas inerentes à Concentração são cuidadosamente montadas com bastante antecedência, envolvendo actualmente cerca de 1000 pessoas.
1999
- oferta de um aparelho defibrilador (portátil), no valor de 850.000$00, e a entrega de 100$00 por cada inscrito.
2000
- entrega de 100$00 por cada inscrito.
2001
- oferta da 20.º Concentração de uma ambulância com suporte avançado de vida no valor 6000,00 € ,através da entrega de 1 € por cada inscrito tendo o Moto Clube de Faro completado o montante restante.
2002
- oferta de moto todo o terreno equipada com canhão Ifex 3001 aos Bombeiros Municipais de Faro no valor de 13.081 Euros
- oferta de moto todo o terreno equipada com extintores oferta aos Bombeiros Voluntarios de Faro em parceria com o Laboratorio Jaba no valor de 7.482 Euros
2005
- Oferta de veículo de transporte de pessoal à Cruz Vermelha no valor de 25.830 €
- Oferta de reboque de alumínio aos Bombeiros Voluntários de Faro no valor de 2.000 € (colaboração da Rebosov)
1991 – O Moto Clube de Faro lança a primeira campanha de segurança, cartazes com símbolos proibindo cavalos e ratéres.
1994 - Campanha de segurança em diversos idiomas em conjunto com a Cruz Vermelha com o lema " evita o acidente contamos contigo no próximo ano"
1996 - Campanha de segurança em diversos idiomas em conjunto com a Cruz Vermelha e Governo Civil de Faro com o lema " evita o acidente ajuda-te a ti próprio"
1997 - Campanha de segurança em diversos idiomas em conjunto com a Cruz Vermelha e Governo Civil de Faro com o lema " evita o acidente pela vida "
2006- Inicio da grande campanha de segurança "OK zerOKilled - todos vivos" , colocação de 11 Outdoors e 40 Mupis em diversos locais do Algarve com as mensagens: usa o capacete protege a tua vida, modere a velocidade, cuidado passagem de peões, cuidado curva perigosa e: Bebeu? Não conduza modere a velocidade respeite os peões.
Contámos com o apoio institucional da Câmara Municipal de Faro e do Governo Civil de Faro.
2007/ 2009 Continuámos com a campanha "OK zerOKilled - todos vivos" reforçada nestes anos com "Ir a Faro…e Voltar!".
Voltámos a contar com o apoio institucional da Câmara Municipal de Faro, do Governo Civil de Faro e da BP Portugal.
Nesta organização deve destacar-se os meios colocados no terreno pela diversas entidades e autoridades de Faro, nomeadamente, Governo Civil e Câmara Municipal, Protecção Civil Distrital e Municipal, Cruz Vermelha Portuguesa - Unidade de Socorro de Faro, CODU, Bombeiros Municipais, PSP, GNR, Capitania do Porto de Faro, Aeroporto Internacional e Hospital Distrital.